Abertura do 10º Festival de Cinema de Triunfo

publicado: 11/08/2017 19h21,
última modificação: 11/08/2017 19h21

A abertura do 10º Festival de Cinema de Triunfo aconteceu na noite da última segunda-feira, dia 7, no Cine Theatro Guarany. O maior evento de audiovisual do sertão é promovido pelo Governo de Pernambuco, através da Secult e Fundarpe, há dez anos em parceria com a Prefeitura de Triunfo.

Neste ano, o festival celebra a volta do pleno funcionamento do Cine Theatro Guarany com filmes durante o final da semana, além disso, homenageia na sua programação à atriz Zezita Matos.

Na noite de abertura, a homenageada destacou a importância do cinema e teatro nesses quase 60 anos de sua carreira artística. “Não me interessa a arte pela arte, mas a arte que modifica as pessoas, a arte com conteúdo que sirva para dizer que, nesse país, nós temos esperança”.

Lembrando o inicio da sua trajetória, em 1958, Zezita agradeceu a homenagem “em terra estranha, terra que não é minha”, destacando que a honraria não lhe deixa “envaidecida, mas com ainda mais responsabilidade de, como operária da arte, dar sempre o melhor”. Demonstrando empatia e jogando luz sobre uma questão urgente para o cinema brasileiro, a atriz dedicou à honraria “a todas as mulheres que um dia desejaram fazer arte e não puderam”.

O secretário estadual de cultura, Marcelino Granja, retratou a importância do evento para a cena cultural pernambucana. “Para nossa felicidade, temos o entendimento no Governo do Estado de que é preciso investir em política cultural para enfrentar a crise do ponto de vista econômico concreto – pelo aspecto de gerar oportunidades -, mas também enfrentar a crise do ponto de vista simbólico, porque a arte é a mais nobre forma de mobilização do ser humano, toca o coração, mexe com a emoção da gente. Ela reacende a esperança, anima a luta por direitos, ideais democráticos e conquistas sociais”, destacou.

Para o chefe do executivo, João Batista, as ações voltadas para o cinema e cultura colocam a cidade em lugar de destaque. “O festival de cinema em sua 10ª edição consolida Triunfo no mercado turístico e cultural do audiovisual. Ademais, estamos muito felizes com a reabertura do Cine Teatro Guarany, ocorrida em junho, com cinema de quinta-feira a domingo na nossa cidade, portanto, um evento que nos deixa muito felizes e vibrantes com as perspectivas da nossa Triunfo também neste campo”.

Imagens: Verner Brenan/Cultura PE