Inauguração do Museu Elezier Xavier será nesta quinta-feira

publicado: 14/06/2017 15h34,
última modificação: 14/06/2017 15h34

A Prefeitura de Triunfo vai inaugurar na noite desta quinta-feira, dia 15, o Museu Elezier Xavier, durante a 21ª Caravana da Saudade – que é composta por um grupo de cidadãos naturais da cidade, que atualmente moram em Recife, na capital do estado, e uma vez por ano retornam a sua terra natal para lazer e passeio turístico.

O espaço será aberto com a exposição ‘Do carvão ao pincel, das calçadas às telas, de Triunfo para o mundo’ em homenagem ao artista triunfense Elezier Xavier, que se projetou nacionalmente e internacionalmente no campo das artes plásticas.

O trabalho do pintor triunfense é reconhecido até os dias atuais, pela sua sensibilidade na criação de paisagens, sobrados, telhados, pontes e casarios do Recife. Com uma técnica especial, o artista produziu quadros, tanto a óleo, quanto as aquarelas, que refletiam sua paixão pela arte.

De acordo com a museóloga, Maria Regina Martins, a primeira exposição resgatará o perfil artístico de Elezier Xavier, tomando como base a reprodução das 15 aquarelas impressas em 1976 – Álbum Recife, Olinda, Igarassu e Itamaracá com textos de Nilo Pereira e Mauro Mota. “Serão utilizados materiais de jornais com entrevistas que ajudem ao visitante entender o universo do artista, bem como sua biografia ilustrada para que crianças e adultos conheçam cada momento da vida dele”, explica.

Museu Elezier Xavier

O prefeito de Triunfo, João Batista, contratou no início deste ano a empresa Mar Projetos e Criação, responsável técnica pela elaboração do projeto arquitetônico e museológico do espaço de artes Elezier Xavier, localizado na Rua Olímpio Wanderley, no Centro Histórico.

O projeto de reforma da residência do artista traça as modificações, adaptações e requalificações necessárias para implantação do museu. O espaço contará com salas de exposição temporária e oficinas para o ensino de arte e pintura.

O Governo Municipal de Triunfo, através da Secretaria de Obras e Urbanismo, realizou a recuperação da fachada, estrutura, rede elétrica, telhado e executou outras atividades de reparação da edificação, seguindo as normas legais de preservação arquitetônica da Fundação do Patrimônio Histórico de Pernambuco (Fundarpe).

O espaço de arte terá toda sua estruturação seguindo o Estatuto dos Museus instituído através da Lei n°. 11.904, de 14 de janeiro de 2009, que orienta a asseguração dos meios de prevenir inundações e infiltrações; instalação de sistema de extinção de incêndio; proteção e salvaguarda; controle climático das áreas expositivas, armazenamento de acervos museológicos e acessibilidade a todos os públicos.

Museu Elezier Xavier

Local: Rua Olímpio Wanderley, Centro Histórico.

Inauguração: 15/06/2017