Museu Elezier Xavier é inaugurado durante a 21ª Caravana da Saudade

publicado: 20/06/2017 20h54,
última modificação: 20/06/2017 20h54
Imagem: Roberio Sá

O Museu Elezier Xavier foi inaugurado na noite da última quinta-feira, dia 15, durante a programação turística da 21ª Caravana da Saudade. A solenidade em homenagem ao artista triunfense, que se projetou nacionalmente e internacionalmente, contou com a presença de amigos, familiares, turistas e cidadãos alegres com o resultado do árduo trabalho de resgate e valorização do patrimônio cultural realizado pela Prefeitura de Triunfo.

“Estou muito feliz em estar à frente da administração no momento em que se homenageia este importante triunfense, tanto por ter sido um grande pintor como, também, em função desse museu que se instala na nossa cidade e se transformará em um importante equipamento turístico”, destacou o prefeito João Batista.

O novo espaço de arte e cultura foi aberto ao público com a exposição “Do Carvão ao pincel, das calçadas às telas, de Triunfo para o mundo”, que tem como base a reprodução de 15 aquarelas impressas em 1976 – Álbum Recife, Olindo, Igarassu e Itamaracá com textos de Nilo Pereira e Mauro Mota.

De acordo com a arquiteta Maria Gouvêa, foi desenvolvido um trabalho inovador de reorganização, adaptação e design de interior para o museu de artes plásticas e pintura na cidade. “O conceito utilizado no museu Elezier Xavier foi elaborado pela equipe multidisciplinar da Mar Projetos & Criação. Nossos projetos são pensados de forma global, contínua e complementar, apresentando um produto único que abrange a museologia, arquitetura e design”, disse.

Para a museóloga, Maria Regina, o projeto visava resgatar a história do pintor triunfense e criar um ambiente de apreciação e ensino da arte. “O museu Elezier Xavier, enquanto espaço de patrimonialização, abre-se a novos usos e dinâmicas, atividades sociais, educativas e culturais. É hora de mostrar as diversas leituras que o Museu pode proporcionar como fonte educativa e reflexiva”.

Projeto do Museu Elezier Xavier

O Governo Municipal de Triunfo contratou a empresa Mar Projeto & Criação para elaboração do projeto de reforma e museologia do espaço de artes Elezier Xavier. A execução foi realizada durante dois meses pela Secretaria de Obras e Urbanismo, tendo consultoria da Fundarpe para intervenção no imóvel histórico, onde residiu o artista.

Segundo a empresa, todas as abordagens adotadas tiveram o objetivo de preservar a memória do artista Elezier Xavier e da sua obra, resgatando aspectos da paisagem pernambucana e recifense, como sobrados, igrejas, pontes e o Cine Teatro Guarany.

“Numa linha do tempo, apresentamos os aspectos da vida pessoal e as trajetórias abertas na sua vivência, permitindo a construção de uma cronologia informativa. Esse discurso museológico e expográfico, além da pesquisa em periódicos e referências sobre sua obra, levou em conta depoimentos da família Xavier, especialmente de seu filho José Paulo, para traduzir de forma didática as informações disponibilizadas e o conhecimento sobre ele”, pontuou a museóloga, Maria Regina.