Paixão de Cristo de Triunfo volta a ser encenada após doze anos, reunindo famílias e turistas na Via Verde

publicado: 16/04/2017 02h30,
última modificação: 16/04/2017 02h30
Imagens: Robério Sá

O primeiro dia de apresentação da Paixão de Cristo de Triunfo ocorreu nesta quinta-feira, dia 13, na estrada alternativa Via Verde, próximo ao Convento São Boaventura. O espetáculo foi resgatado após doze anos pela Prefeitura Municipal de Triunfo, e, conta com o incentivo da Secretaria Estadual de Cultura, através do IX Edital “Pernambuco de Todas as Paixões” lançado pelo Governo de Pernambuco neste ano.

A exibição bíblica é realizada com o empenho, dedicação e talento de 103 pessoas, entre artistas, diretores, produtores, bailarinos, assistentes, entre outros profissionais que compõem o Grupo de Teatro Amadores de Triunfo e Cia de Teatro Nós em Cena.

A dramaturgia apresenta a história bíblica difundida na narrativa que mostra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, o Salvador. A encenação é fundamentada nos eventos da Bíblia Sagrada e nas tradições orais passadas de geração em geração pelos cristãos.

Os expectadores puderam acompanhar as cenas dispostas em três palcos – Cenáculo, Palácio de Herodes e Palácio de Pilatos – pelo bosque da Via Verde. A Paixão de Cristo, deste ano, foi elaborada em cima das cenas mais emblemáticas da vida evangelística, onde o público viu na íntegra toda encenação, através da extensão da via alternativa, construída recentemente pelo Poder Público Municipal.

De acordo com o diretor e coordenador, Denis Carlos, a história foi apresentada poeticamente ao público – “O espetáculo conta de forma tradicional a linda história de amor e humanidade de todos os tempos de paz e caridade, levando o público a refletir sobre questões sociais, familiares e religiosas”, explica.

O chefe do executivo, João Batista, agradeceu o empenho do elenco, produção e organização do evento, em virtude do resgate emocionante da Paixão de Cristo 2017 – “Acima das minhas melhores expectativas, o cenário ficou maravilhoso, a atuação dos atores, o figurino, tudo muito profissional. Estou muito feliz por Triunfo ter resgatado este espetáculo que orgulha a todos nós”, destacou.

Já o gerente de cultura, Lucivaldo Ferreira, convoca a população triunfense para assistir a encenação nesta sexta-feira. “Quero convidar a sociedade para prestigiar nesta segunda noite o espetáculo teatral da Paixão de Cristo. Uma encenação para os olhos e coração. Aproveito para parabenizar todos os envolvidos no resgate de mais este patrimônio de cultura triunfense”, disse.

Durante os dois dias de encenação, os organizadores esperam a participação de um público de 20 mil pessoas, entre cidadãos locais, turistas, caravanas e excursões que visitam o “Oásis no Sertão”, neste feriadão de Semana Santa.