Prefeito de Triunfo participa de Encontro Estadual da AMUPE

publicado: 27/04/2017 12h51,
última modificação: 27/04/2017 12h51
Foto: Divulgação/AMUPE

O prefeito de Triunfo, João Batista, participou nessa terça-feira, dia 24, do Encontro Estadual promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), ocorrido na sede da entidade em Recife, na capital do estado.

O evento contou com a participação de doze consórcios públicos, além da interação de prefeitos, vereadores, presidentes, secretários e representantes de associações gerais de vários municípios do estado.

O encontro foi conduzido pelos diretores da associação municipalista estadual, entre eles, a vice-presidente, Ana Célia Farias (Prefeita de Surubim); tesoureiro, João Batista (Prefeito de Triunfo) e secretária executiva, Gorette Aquino. Entre os presentes, estiveram o secretário geral da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Eduardo Tabosa e o economista Laércio Queiroz.

Na ocasião, os representantes municipais, políticos e chefes administrativos assistiram à palestra da presidente do colegiado de consórcios da Associação de Municípios de Santa Catarina (FECAM-SC), Ana Maria Groff, que trouxe o debate sobre os desafios para gerenciar os consórcios públicos pela ótica administrativa dos prefeitos e dificuldades de fiscalização dos órgãos controladores.

Durante a palestra, Maria Groff destacou os regimes, ações, responsabilidades e pleitos jurídicos que os entes devem se ater ao dirigir um consórcio público, prezando pela eficiência e busca de soluções em conjunto com outras entidades – “O Consórcio não assume o papel do município, cada um tem a sua atribuição a cumprir. Para o Consórcio Público ter êxito só existe um caminho a seguir, ou seja, a união entre os municípios consorciados e entre os próprios consórcios, tudo é novo para quem faz e fiscaliza”, explica.

Foto: Divulgação/AMUPE