Prefeitura de Triunfo inicia Campanha de Vacinação Contra Influenza

publicado: 22/04/2017 14h18,
última modificação: 22/04/2017 14h19

A Prefeitura Municipal de Triunfo começou a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza – mais conhecida como gripe – nessa segunda-feira, dia 17, nas unidades de saúde do município. Até quinta-feira (20), os profissionais de saúde deverão procurar os postos para garantir a imunização.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os demais grupos prioritários receberão a vacina entre 24 de abril até 26 de maio. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde da família, unidades básicas tradicionais e Unidade Mista Felinto Wanderley. O Dia D acontecerá em 13 de maio, para contemplar toda a população.

O público-alvo da campanha é formado pelas crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres que tiveram filhos recentemente e indivíduos maiores de 60 anos. Também devem ser imunizados pessoas de 12 a 21 anos de idade que cumpram medidas socioeducativas – população privada de liberdade – assim como, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais devem receber a imunização.

A vacina garante proteção contra três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e B).

Influenza

A Inluenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-condicionadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Saiba como evitar a Doença

• Lavar as mãos com água e sabão frequentemente (principalmente antes de consumir algum alimento, tocar os olhos, nariz ou boca e após tossir, espirrar e/ou usar o banheiro).
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável e após o uso descartá-los em lixeiras. Na ausência do lenço, usar o ombro ou antebraço interno como barreira ao tossir ou espirrar.
  • Não compartilhar alimentos, copos, garrafas, toalhas e objetos de uso pessoal.
  • Manter os ambientes ventilados, com portas e janelas abertas, para favorecer a circulação de ar.
  • Pessoas com gripe/resfriado devem evitar ambientes fechados e aglomerados, assim como, contato direto com outras pessoas (abraço, beijo, apertos de mão etc.).
  • Evitar sair de casa durante o período de transmissão da doença. Em adultos, este período dura, em média, até cinco dias após o início dos sintomas, e em crianças pode durar, em média, 10 dias.
  • Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde.
  • Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.