Prefeitura de Triunfo lança projeto social para atender crianças com deficiências múltiplas

publicado: 25/05/2017 12h03,
última modificação: 25/05/2017 12h03

A Prefeitura Municipal de Triunfo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, lançou o projeto “Somos Todos Diferentes, Mas Temos Algo em Comum”, para atender 24 crianças e adolescentes com deficiências múltiplas, matriculados na Rede Municipal de Educação.

O projeto é uma iniciativa do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) para desenvolvimento das atividades educativas. O programa conta com uma equipe multiprofissional, formada por assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos e pedagogos para atender o público alvo.

De acordo com a secretária, Paula Xavier, as atividades são fundamentais para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes do município. “O projeto promove ações de defesa dos direitos, além da prevenção, orientação, apoio e prestação de serviços aos usuários, assim como, direciona a melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência, ajudando na construção de uma sociedade mais justa e solidária”, explica.

As atividades sociais e educativas estão acontecendo nas escolas municipais, centros de assistência social e no Centro Criativo de Cultura Padre Ibiapina, com o objetivo de garantir os direitos das crianças e adolescentes, como também, desenvolver mecanismos de inclusão social, equiparação de oportunidades e autonomia dos portadores de necessidades especiais e seus familiares.

Ainda, segundo a Secretaria, o projeto prevê a prevenção de agravos que possam prejudicar os vínculos familiares e sociais dos indivíduos, desenvolver atividades educativas individuais e coletivas e acautelar no combate a exclusão e isolamento das crianças e adolescentes deficientes.

Para obter resultados da eficiência do projeto, a Secretaria de Desenvolvimento Social realizada observações e análises, mensalmente, das crianças e adolescentes participantes, por meio das atividades propostas, posicionamentos, interação e registros dos usuários. Os profissionais do serviço social, ainda, produzem relatórios gerais e acompanham individualmente as crianças.