Prevenção das doenças sexualmente transmissíveis

publicado: 18/07/2018 14h39,
última modificação: 18/07/2018 14h39

Para uma vida sexual saudável é de extrema importância manter relações sexuais protegidas através do uso do preservativo, estes podem ser encontrados em todas as unidades de atendimento em saúde pública do nosso município, como Unidades de Saúde da Família, Farmácia Básica, Hospital e Ambulatório médico.

Além do uso do preservativo, também é importante manter os exames de infecções como HIV, Sífilis e Hepatites virais em dias, qualquer um pode fazer, não importa a idade, e não somente a gestantes como pensam a maior parte das pessoas.

Realizar pelo menos uma vez ao ano, ou quando entender que haja risco de exposição a algum desses vírus, o paciente deve e pode procurar um profissional de saúde, médico ou enfermeiro, que possa solicitar e realizar sem custo nenhum seu exame pelo município. O município tem disponível testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, apenas 20 min são necessário para que o paciente já saia com o resultado, que é sigiloso em mãos. Muito em breve estarão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família.

Não tenha vergonha de manter sua saúde em dias, prevenir e procurar o tratamento o mais rápido possível é a melhor opção para a cura, vergonha é ter complicações por doenças que possuem tratamento e cura gratuita, quando detectadas precocemente.