Ações desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Conselho Municipal do Idoso incentivam o combate à violência contra o idoso

publicado: 17/09/2018 13h33,
última modificação: 10/11/2018 19h00

Somente no Conselho Municipal do Idoso são registrados, em média, 15 casos de agressão contra idosos todos os meses. Para lutar contra este dado alarmante, foi iniciada na quinta-feira (06), uma campanha de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra os idosos. Com o tema ‘Rompendo o Silêncio’, a campanha vai celebrar o dia Nacional do Idoso que é comemorado dia 27 de setembro e também o dia Internacional, comemorado dia 01 de outubro.

Composta por folders, faixas, cartazesspots de rádio e carro de som, palestras em escolas municipais, estaduais e particulares e mídia eletrônica, a campanha abrange todos os equipamentos públicos e municipais.

Esse tipo de violência é crime previsto pela Lei 10.741, que a campanha busca divulgar. A iniciativa também tem como objetivos apresentar as diversas formas de agressões e mostrar os meios de denúncia disponíveis, fortalecendo a luta pelos direitos da pessoa idosa na cidade de Triunfo e o cumprimento do Estatuto do Idoso.

Em 2018, o CREAS municipal (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) tem intensificado e se mostrado mais atuante com os casos de agressões contra idosos. Mas a violência também se manifesta de outras maneiras, como pelas más condições de mobilidade, locomoção e acessibilidade em casas não adaptadas, nas ruas, calçadas e edificações da cidade.

A campanha ficará vigente durante 2018 e será complementada por oficinas, rodas de conversas e debates em diversas Associações de Bairros e demais regiões da cidade e dos distritos municipais.

Só assim, pela ação conjunta, atenta e informada da sociedade, será possível reduzir os índices de agressões à população idosa no município.