Carta aberta aos profissionais da área de saúde

publicado: 15/05/2020 14h05,
última modificação: 15/05/2020 14h05

Gostaria de fazer essa fala a todos vocês aqui presentes e a todos os profissionais do nosso município que estão envolvidos no enfrentamento do COVID-19. Falar sobre o COVID tem sido algo repetitivo, a ponto de em alguns momentos chegar a doer os nossos ouvidos e acelerar o nosso coração. Cada resultado positivo reitera a nossa aflição, e cada amanhecer representa mais um dia de desafio a cumprir.

Eu tenho dialogado com algumas pessoas da sociedade civil e também com profissionais e tenho percebido uma grande angústia. De um lado, pessoas preocupadas com o panorama mundial, alguns agressivos, incompreensivos e outros ignorantes. Do outro lado, profissionais de todas as áreas se desdobrando em atividades para ofertar a continuidade de diversos serviços, conscientizar a população e combater o vírus. Percebo também que muitos desses profissionais estão se sentindo cansados, tanto pela exaustão de suas atividades quanto pelos comentários arrogantes e irresponsabilidades de algumas pessoas que não compreendem a dimensão do problema.

Tenho falado também com pessoas que nos observam dos bastidores das nossas ações. Muitos elogios estão sendo feitos ao município, principalmente no que quesito de transparência, e o quanto a diversidade de temas aqui apresentados tem auxiliado muitas pessoas.

O panorama mundial, fez com quê de uma hora para outra passássemos de profissionais da área “X” a sermos todos em um só, multiprofissionais. A secretária de saúde somou sua função a de jornalista/ apresentadora (que programa difícil, hein?!), “eu” além de psicóloga passei a ser mediadora de diversos temas pertinentes ao momento e a trabalhar como uma metodologia nunca experimentada antes por mim. Educadores físicos, nutricionista, fisioterapeuta, coordenadores e muitos outros profissionais, passaram a pertencer a vigilância sanitária. Os meninos da comunicação nunca comunicaram tanto como atualmente. Estamos sendo desafiados a nos reinventar, e vale dizer também que estamos desenvolvendo nosso trabalho com maestria.

E é por este motivo que tomo o tempo de vocês para falar que quando se reúne uma equipe competente, é certo que os frutos serão colhidos. Por esta razão, quero aqui agradecer a cada um de vocês pelo esforço e dedicação que colocam diariamente no seu trabalho.
Cansativo? SIM!

Mas, como disse minha amiga Deyse Santos em seu Instagram: “São momentos difíceis que elevam a nossa coragem e nos transportam para o mais forte que podemos ser”.
Finalizo dizendo que vocês são incríveis e esta luta só terá fim porque vocês são os melhores profissionais e esta é a prova de que o sucesso se alcança através do trabalho e determinação.
Obrigado, equipe!

Com carinho, Nilvânia.