Conselho Municipal Gestor de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente se reuniu para tratar do “Plano Diretor de Triunfo”

publicado: 25/05/2017 13h42,
última modificação: 25/05/2017 13h42

O Conselho Municipal Gestor de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente se reuniu nesta quarta-feira, dia 24, no Salão Nobre do Centro Administrativo de Triunfo para tratar do plano diretor.

O encontro foi dirigido pelo prefeito, João Batista, secretário de finanças e planejamento, Erivaldo Melo e equipe técnica da Fundarpe. Participaram da reunião, conselheiros, empresários, vereadores e servidores municipais.

Na oportunidade, foi apresentado o Relatório de Monitoramento do Núcleo Urbano do município de Triunfo realizado pelo Governo do Estado, através da equipe técnica da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Na ocasião, também, foram tratados temas pertinentes à fiscalização de obras, preservação de prédios históricos e patrimônios culturais, assim como, quanto à elaboração de atividades educativas e de conscientização para construtores de edificações do município.

De acordo com o chefe do executivo, João Batista, um trabalho de conscientização e fiscalização deverá ser intensificado, ainda neste ano, para dirimir quaisquer prejuízos ao patrimônio histórico da cidade – “Estaremos intensificando a conservação do patrimônio histórico para atrair mais turistas e, também, preservando a história de Triunfo. Dentro de poucos dias, vamos lançar o Museu Eliezer Xavier, assim como, concluiremos o trecho da Via Verde, que são fundamentais para o aquecimento econômico das atividades turísticas, tendo em vista, a preservação histórica e ambiental”, explicou.

O relatório divulgado pela Fundarpe apresentou que no município, entre 2014 e 2017, foram registradas 14 obras irregulares, além de 46 intervenções, sendo 3, apenas neste ano.  “Vários casos foram notificados e regulados nos últimos anos pela Fundarpe, juntamente com os construtores e, através da conscientização e auxílio nas obras, como apresentamos ao conselho”, pontuou a estagiária de arquitetura, Cristiane Feitosa.

No município de Triunfo, os arquitetos Neide Fernandes e Roberto Carneiro realizam relatórios e acompanham os trabalhos de preservação do patrimônio histórico, auxiliando os proprietários de imóveis em reformas e construções, para preservarem as fachadas das residências do Centro Histórico da cidade.