Idosos atendidos pelo serviço de convivência e fortalecimentos de vínculos, celebraram o Dia das Mães, em tempos de pandemia

publicado: 12/05/2020 13h41,
última modificação: 12/05/2020 13h41

Aconteceu na manhã do domingo, dia 10, um momento especial: a comemoração alusiva ao Dia das Mães dos idosos atendidos pela Prefeitura Municipal, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV IDOSOS, ação que é gerida pela Secretaria de Desenvolvimento Social. O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com
famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias – PAIF.

A celebração idealizada pela orientadora social, Kátia Leal, aconteceu nas ruas, não só para as idosas, mas também para o público que pode presenciar o momento em vários bairros da cidade. Músicas que expressaram carinho, amor, alegria e emoção, assim foi o repertório da homenagem que emocionou a muitas.

Para Alzeni Nunes de Assis, de 74 anos, moradora do Bairro São Vicente, a Seresta do Dia das Mães foi realmente especial, onde frisou: “Acompanho os eventos da Secretaria a muitos anos, e esta sem dúvidas foi à comemoração
que mais chamou a atenção porque elas vieram até nós… realmente foi um presente”.

Apesar da emoção, sentimos nas idosas: medo, saudade dos momentos em grupo e a preocupação com o amanhã … foram os sentimentos típicos das idosas nesse momento onde o desejo delas é um só: ter saúde para cuidar dos
filhos, netos e vê-los também saudáveis protegidos do Covid-19. Mas levamos até elas a força para superar as dificuldades potencializadas em tempos de pandemia: a coragem, a fé e a esperança em dias melhores.

Ressaltamos ainda que todos os cuidados, protocolos e medidas de proteção foram adotadas para evitarem a propagação do vírus e consequentemente a diminuição de risco da transmissão e a desproteção das usuárias. Foram disponibilizados materiais de higiene e equipamentos de proteção individual (EPI) para as duas profissionais envolvidas na ação.