Prefeitura de Triunfo comemora “Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” nesta quinta-feira

publicado: 18/05/2017 11h51,
última modificação: 18/05/2017 11h51

A Prefeitura Municipal de Triunfo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, comemora nesta quinta-feira, dia 18, o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Durante o mês de maio, foram desenvolvidas várias atividades educativas e de conscientização nas escolas e sociedade – focadas no combate a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes no município.

Todo o trabalho social realizado neste ano encerra-se com uma grande mobilização pelas ruas históricas de Triunfo – que começa às 8h com panfletagem em pousadas, hotéis e comércio em geral, e termina, às 14h, no Lar Santa Elizabeth, com a realização de uma grande passeata engajada pelas escolas da rede pública, privada e filantrópica, assim como, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), Secretarias Municipais, Conselhos Municipais, Conselho Tutelar, Guardas Municipais e diversos órgãos públicos e sociedade civil organizada.

De acordo com a Secretaria, as atividades deste ano tiveram o objetivo de debater o tema com famílias, escolas, sociedade civil, governo, instituições filantrópicas, igrejas, universidades e impressa, como também, sobre o compromisso no enfrentamento da violência sexual e promoção do desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida.

Para a secretária de desenvolvimento social, Paula Xavier, a mobilização social é um mecanismo fundamental para conscientizar a população sobre o tema– “Esquecer é permitir. Lembrar é Combater”. “Sabemos que somente através da mobilização social, sensibilização; informando e convocando toda sociedade a participar dessa luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes é que garantimos o desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura, protegida e livre do abuso e da exploração sexual”, pontua.

Segundo o conselheiro tutelar, Carlos Rogério, desde o dia 8 de maio iniciaram-se as atividades musicais, teatrais e palestras, retratando a violência sexual em crianças e adolescentes, que será concluída nesta grande mobilização da sociedade civil. “Convidamos a população para participar desta caminhada, neste dia 18 de maio, às 14h, com concentração no Lar Santa Elisabeth, onde encerramos os trabalhos desenvolvidos nas escolas com relação ao tema, e de lá sairemos pelas principais ruas da cidade chamando toda população para se unir contra a violência e abuso sexual de crianças e adolescentes”.

Passeata: Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Concentração: Lar Santa Elizabeth