Prefeitura de Triunfo planeja ações de combate ao trabalho infantil

publicado: 17/04/2017 08h00,
última modificação: 16/04/2017 01h47

A Prefeitura Municipal de Triunfo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou na última terça-feira (04/04), o planejamento das ações educativas e preventivas a serem executadas no combate ao trabalho infantil em parceria com o Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Por meio de debates e atividades de conscientização social, as ações reforçaram que lugar de criança é na escola, relatando as formas e locais de trabalho infantil, de modo a estimular que a sociedade busque alternativas para superar esse problema social.

A secretária, Paula Xavier, destaca que todos os anos o Poder Executivo tem desenvolvido ações pontuais, visando erradicar o trabalho infantil no município – “Percebemos que a conscientização é, também, uma arma importante para melhorar os índices da região, prevenindo-se contra o trabalho infantil, e, principalmente, dos adolescentes desprotegidos. Por isso, temos ofertado assistência direta aos jovens, através de programas sociais ativos no município (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Infanto Juvenil e Brinquedotecas), e, agora focamos na conscientização de toda a sociedade”, explica.

ALERTA SOCIAL

A Secretaria de Desenvolvimento Social alerta a sociedade para a problemática que está crescendo em todo o país, precisando que os triunfenses, em parceria com poder público, façam a diferença.

Segundo dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui cerca de um 1,5 milhão de crianças e adolescentes explorados em trabalho no campo, sendo a maior concentração na região Nordeste.

Estima-se que 3,1 milhões de jovens, na faixa etária de 5 a 17 anos, estejam sendo submetidos ao trabalho infantil, além disso, cerca de 486 mil são menores de 13 anos. No Estado de Pernambuco, existem, aproximadamente, 146 mil crianças e adolescentes – dentro desta faixa etária – na mesma situação.