Prefeitura de Triunfo realiza ações educativas e preventivas para combater o trabalho infantil

publicado: 04/05/2017 13h10,
última modificação: 03/07/2024 00h26

A Prefeitura Municipal de Triunfo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou durante o mês de abril diversas ações educativas e preventivas com relação ao combate do “Trabalho Infantil”.

As ações são efetuadas em parceria com o Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município.

Neste ano, a campanha tem o objetivo de sensibilizar a sociedade civil sobre o combate ao trabalho infantil, além de reforçar a ideia de que lugar de criança é na escola. Durante o período, foram desenvolvidos debates e atividades em reflexão a essa prática ilegal na sociedade civil.

De acordo com a secretária, Paula Xavier, a campanha é voltada para a conscientização do tema perante a sociedade civil – “Percebemos que a conscientização é uma arma importantíssima para melhorar os índices da região e prevenir contra o trabalho infantil, principalmente, dos adolescentes desprotegidos. Por isso, além de oferecermos assistência direta aos jovens (através dos programas sociais), focamos agora, diretamente, na educação e conscientização”, explica.

Segundo dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE, o Brasil possui cerca de um 1,5 milhão de crianças e adolescentes sendo vítimas da exploração do trabalho no campo.

A maior concentração deste levantamento encontra-se na região Nordeste. Estima-se, que 3,1 milhões de pessoas, na faixa etária de 5 a 17 anos, estejam submetidas ao trabalho infantil, sendo 486 mil menores de 13 anos. No estado de Pernambuco, existem aproximadamente 146 mil crianças e adolescentes, entre 5 a 17 anos, nesta situação de vulnerabilidade.

Atualmente, o Governo Municipal disponibiliza espaços que oferecem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Infanto Juvenil – onde buscam acompanhar essa condição de crianças e adolescentes, além de ofertar atividades sociais e auxiliar na educação.

Imagem sem descrição Imagem sem descrição Imagem sem descrição Imagem sem descrição Imagem sem descrição Imagem sem descrição Imagem sem descrição Imagem sem descrição Imagem sem descrição Imagem sem descrição Imagem sem descrição Imagem sem descrição Imagem sem descrição Imagem sem descrição Imagem sem descrição Imagem sem descrição

Acessibilidade