Prefeitura de Triunfo realiza ações educativas e preventivas para combater o trabalho infantil

publicado: 04/05/2017 13h10,
última modificação: 04/05/2017 13h10

A Prefeitura Municipal de Triunfo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou durante o mês de abril diversas ações educativas e preventivas com relação ao combate do “Trabalho Infantil”.

As ações são efetuadas em parceria com o Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município.

Neste ano, a campanha tem o objetivo de sensibilizar a sociedade civil sobre o combate ao trabalho infantil, além de reforçar a ideia de que lugar de criança é na escola. Durante o período, foram desenvolvidos debates e atividades em reflexão a essa prática ilegal na sociedade civil.

De acordo com a secretária, Paula Xavier, a campanha é voltada para a conscientização do tema perante a sociedade civil – “Percebemos que a conscientização é uma arma importantíssima para melhorar os índices da região e prevenir contra o trabalho infantil, principalmente, dos adolescentes desprotegidos. Por isso, além de oferecermos assistência direta aos jovens (através dos programas sociais), focamos agora, diretamente, na educação e conscientização”, explica.

Segundo dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE, o Brasil possui cerca de um 1,5 milhão de crianças e adolescentes sendo vítimas da exploração do trabalho no campo.

A maior concentração deste levantamento encontra-se na região Nordeste. Estima-se, que 3,1 milhões de pessoas, na faixa etária de 5 a 17 anos, estejam submetidas ao trabalho infantil, sendo 486 mil menores de 13 anos. No estado de Pernambuco, existem aproximadamente 146 mil crianças e adolescentes, entre 5 a 17 anos, nesta situação de vulnerabilidade.

Atualmente, o Governo Municipal disponibiliza espaços que oferecem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Infanto Juvenil – onde buscam acompanhar essa condição de crianças e adolescentes, além de ofertar atividades sociais e auxiliar na educação.