Prefeitura de Triunfo realiza acolhimento social de idosos no distrito de Jericó

publicado: 26/04/2017 14h51,
última modificação: 26/04/2017 14h51

A Prefeitura Municipal de Triunfo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, iniciou nesta segunda-feira, dia 24, o acolhimento social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos (SCFVI), no distrito de Jericó.

O serviço é realizado com grupos classificados conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais – logo, são organizados de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e vivências, desenvolver o sentimento de pertence e identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e convivência comunitária.

Esse serviço social possui caráter preventivo, sendo pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, precavendo situações de vulnerabilidade social. As atividades enquadram-se no serviço da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, conforme a resolução CNAS nº 109/2009 – sendo reordenada em 2013, por meio da resolução da CNAS nº 01/2013.

Durante o encontro, a gestora da pasta destacou a importância do início das atividades na comunidade distrital – “Hoje estamos começando o trabalho semanal, onde teremos, inicialmente, atividades nas quartas e sextas com oficina de utilitários com feltros e ginástica. Estamos iniciando um ano de trabalho e convivência que terá muitos projetos novos com os 25 idosos do distrito”, disse a secretária, Paula Cristiane.

Os idosos que participam do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos elogiaram o acolhimento social, destacando as atividades desenvolvidas – “Está sendo muito bom, pois estamos nos divertindo, felizes por estarmos mais uma vez reunidos de forma harmoniosa. É uma conquista ver o funcionamento do Centro de Convivência, que terá atividades ainda esta semana”.