Cine Theatro Guarany comemora 95 anos de História

publicado: 17/02/2017 14h28,
última modificação: 17/02/2017 14h28

frente

O Cine Theatro Guarany, completa 95 anos de história neste ano, sendo um dos mais belos cartões postais do Estado de Pernambuco. A historiadora Diana Rodrigues, com o apoio da Prefeitura Municipal de Triunfo, Rádio Triunfo FM, Rede Escolar e funcionários da Fundarpe, realizou nesta sexta-feira (17/02) sessões de filmes e/ou documentários para comemorar a data.

O prédio histórico começou a ser construído em início de 1919 pelos primos de Carolino Arruda Campos (Duduzinho) e Manoel de Siqueira Campos (Dudu) – prósperos comerciantes do município – que custearam a construção.

Em 1922, o edifício foi inaugurado com o espetáculo cinematográfico ‘Cenas Mudas’ – uma belíssima peça de drama. “O prédio imponente, pintado de amarelo, portas e janelas de marrom, era a principal estrela da região do Pajeú. Elegância e Perfume francês no ar”, relembra Diana Rodrigues.

Durante anos o Guarany foi o centro social da elite triunfense, pois em suas dependências eram realizados bailes em grande estilo, como o Baile Azul, o Cor de Rosa, o Rubro Negro, além de formaturas, festividades de times de futebol, aniversários de autoridades, carnavais, concursos de frevo, coroação de rainhas de eventos e de pastorais – “Época áurea de Triunfo, chamada por Agamenon Magalhães de A Corte do Sertão”, relata a historiadora.

De acordo com a professora, Diana Rodrigues, o Cine Guarany permaneceu nas mãos de Carolino Campos até 19 de agosto de 1937, e nesta data, passado para a Companhia de Melhoramento do Sertão S/A. Em 11 de julho de 1952, o prédio foi comprado pela Província Franciscana de Santo Antônio do Norte do Brasil. “Enquanto esteve nas mãos dos franciscanos, o Cine Theatro Guarany registrou seus melhores dias, fosse nos filmes, ou algo de grande repercussão internacional”, pontua Diana.

Depois de um período de decadência, através do decreto nº 13.091 de 18 julho de 1988, foi homologada a Resolução nº 01/88, do Conselho Estadual de Cultura de Pernambuco, de 19 de janeiro de 1988, que decretou o tombamento do Theatro Guarany pelo então governador Miguel Arraes de Alencar, no governo do prefeito José Rodrigues de Souza. Em 29 de agosto de 1988, o prédio do Cine Theatro Guarany foi comprado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, pelo valor de R$ 3 milhões de cruzados, do Frei Afonso Shomake.

Em seguida, iniciou-se o trabalho de restauração do prédio, divido em três etapas: estrutural, parte externa – facha concluída em 8 de dezembro de 1994 – , e acabamento interno, incluindo o mobiliário, no valor de R$ 450 mil  reais, numa iniciativa inédita do Governador Jarbas Vasconcellos em setembro de 2011.

No ano de 2007, o Cine Theatro Guarany, concorreu como uma das 7 Maravilhas de Pernambuco. “O prédio é uma edificação de grande requinte e monumentalidade que marcou a época áurea de Triunfo, fruto da grande produção de café e cana de açúcar e de atividade comercial, sobretudo têxtil. É um dos patrimônios arquitetônicos mais bonitos do sertão”, conclui Diana Rodrigues.