Projeto Consciência, Cor e Arte em Roma

publicado: 12/12/2019 13h13,
última modificação: 12/12/2019 13h14

Como é sabido o Projeto Consciência, Cor e Arte foi desenvolvido pela Escola Milton Pessoa em parceria com Associações Quilombolas do Livramento e das Águas Claras. No fim de 2017, entre setembro e dezembro o Projeto participou de uma competição promovida pela Escola de Inovações em Políticas Públicas, chamada Desafio Município Inovador em Educação, onde nossa Triunfo foi agraciada como o selo de Município Inovador em Educação.

Em 2018, o Projeto foi executado com o apoio da PREFEITURA MUNICIPAL DE TRIUNFO dentro das comunidades quilombolas, com a participação efetiva dos jovens desde a elaboração das estratégias, implementação do Projeto à participação nas oficinas.
Este ano (2019) o Projeto foi inscrito no Desafio Criativos da Escola, promovido pelo Instituto Alana ficando entre os 7 vencedores do prêmio que foi disputado por mais de 1440 projetos, a alegria foi imensa, vibrante, em especial, do trio de jovens e do educador que foram representar o Projeto em Roma. Isso mesmo, Roma era o destino dos premiados.

Os representantes do projeto participaram da 1ª conferência Global chamada “I can”, que é uma conferência que busca valorizar o protagonismo das crianças e dos adolescentes na mudança do mundo, valorizando sua participação na resolução de problemas do seu entorno.
A conferência permitiu aos representantes do Projeto conhecer e estabelecer relações com pessoas de mais de 40 nações, em um ambiente com mais de 30 línguas sendo faladas defendendo projetos transformadores assim como o Consciência, Cor e Arte.

Durante a apresentação do Projeto, os jovens triunfenses fizeram suas falas em português, e elas foram traduzidas para o inglês pelo representante da equipe coordenadora do projeto que acompanhou o trio. Ao fim das falas, os adolescentes quilombolas triunfenses fizeram o mundo inteiro dançar o coco, esta foi uma apresentação linda, carregada de emoção e energia, que só quem já ouviu de perto a pisada do coco pode saber o que é. Repito, o mundo inteiro dançou coco, o coco das comunidades quilombolas do Livramento e das Águas Claras! O arrepio e sensação de ver o palco de um auditório, em Roma, virar um terreiro de coco é também indescritível.

Depois da apresentação, no quarto dia de viagem, aconteceu o tão esperado encontro com o Papa Francisco (momento previsto na programação do evento), que sem dúvida foi o dia mais emocionante, a felicidade estava estampada na face dos nossos alunos, pois um sonho que até então era improvável estava acontecendo.
Durante os dias em Roma, o grupo triunfense representante do Projeto pode conhecer vários lugares históricos: o Coliseu, a Velha Roma, o Palatino, o Castelo Santo Ângelo, as Basílicas de São Pedro e São Paulo, o Pantheon, a Fontanta de Trevi, as escadarias que Lutero pagou promessas, o Castelo Medieval e a Ponte sobre o Rio Timbre, lugares estes que, outrora só eram visitados através dos livros de história e arte, a experiência foi indescritível.
Essa viagem à Roma através do Projeto Consciência, Cor e Arte está na história desses jovens, das suas comunidades, da Escola Milton Pessoa e de Triunfo. Ela mostra que a educação aliada à cultura pode provocar transformações históricas.

Educação, história, cultura e a força dos jovens podem mudar uma nação. Então, comecemos a mudança pelo nosso envolto, pelo nosso lugar!

Educação vai além dos muros de uma escola, o Projeto Consciência, Cor e Arte mostrou e provou isso.