Redes de Ensino buscam se reinventar e levar conhecimentos a todos os estudantes, evitando assim a ruptura do vínculo entre escola e família

publicado: 17/06/2020 19h19,
última modificação: 17/06/2020 19h19

O plano de trabalho das atividades escolares não presenciais da Rede Municipal de Ensino foi elaborado assim que a suspensão das aulas presenciais foi anunciada.  A secretária de educação do município de Triunfo, Stella Santos, convocou gestoras e gestores para reunião remota e encaminhou os trabalhos a serem adotados no seguinte formato: criação de grupos de estudo por turma para o envio de atividades e vídeo-aulas, sendo que para os estudantes da Educação Infantil e do 1° ao 5º ano do Ensino Fundamental foi sugerido usar o contato telefônico de um familiar, caso não fosse possível, o estudante passaria a receber, nas escolas, orientações e/ ou atividades para serem desenvolvidas em suas residências. Já os estudantes de 6º ao 9° ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) – III e IV Fases, a sugestão foi encaminhar propostas de atividades e conteúdos por vídeo-aulas, através do aplicativo WhatsApp e/ou plataforma CLASSROOM/ GOOGLE.  Nos casos dos estudantes não contemplados com essa metodologia por não possuírem meios eletrônicos, serão atendidos com orientações e atividades impressas.

A Secretaria de Educação destaca ainda, que em todas as modalidades de ensino os estudantes serão acompanhados de suas respectivas professoras e professores, a fim de assegurar a execução dos conteúdos/atividades e registrar a evolução e a devolutiva das (os) nossas (os) alunas (os).

Mães e pais foram orientados a procurar as escolas para atualizar os contatos telefônicos e facilitar a comunicação neste período tão crítico da nossa educação, como também realizar a retirada de livros didáticos de cada estudante na Unidade de Ensino em que está matriculado.

“Ressaltamos a importância dos estudantes estarem de posse dos livros, uma vez que dispomos deste equipamento para auxiliar a aprendizagem. As atividades não presenciais ainda não tem prazo de finalização, por isso é fundamental que as famílias mantenham contato com as escolas fortalecendo este vínculo”, diz a Secretária de Educação, Stella Santos.

Mesmo com o distanciamento social orientado pelos órgãos de saúde e primando por uma educação de qualidade em tempos de pandemia, a equipe multiprofissional (Edjane Santos, Helenita Timóteo, Kássia Rabelo, Luzia Arruda e Lívia Rabelo) da Secretaria Municipal de Educação foi acionada para dar apoio técnico com orientações a familiares, estudantes e profissionais da educação.

É importante o envolvimento de todos nesse momento, quando as redes de ensino buscam se reinventar e levar conhecimentos a todos os estudantes, evitando a ruptura do vínculo entre escola e família.