Secretaria de Desenvolvimento Social amplia serviços do Cadastro Único e Bolsa Família no Distrito de Jericó

publicado: 09/06/2017 18h29,
última modificação: 09/06/2017 18h29

A Prefeitura Municipal de Triunfo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, passou a ofertar quinzenalmente os serviços sociais do Cadastro Único e Programa Bolsa Família aos moradores do Distrito de Jericó.

De acordo com a Secretaria, o objetivo da oferta dos serviços sociais é facilitar a vida da comunidade, em parceria com a Administração Distrital de Jericó, propondo, desta forma, a inclusão de idosos, crianças, famílias carentes e outros cidadãos em situação de vulnerabilidade, assim como, cadastrar essa camada social nos programas assistenciais do Governo Federal.

As atividades começaram nesta quinta-feira, dia 8, com a inserção dos idosos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Cadastro Único.

Os munícipes em situação de vulnerabilidade, pobreza ou condições sociais precárias, devem procurar uma das instituições sociais do município para se cadastrar nos programas de ajuda social do Governo Federal – que visam dirimir estas situações e ajudar no desenvolvimento social da população.

Sobre o Cadastro Único

O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

Quem deve estar inscrito no Cadastro Único

Devem estar cadastradas as famílias de baixa renda:

• Que ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou
  • Que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal ​tota​l.

Diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal utilizam o Cadastro Único como base para seleção das famílias:

• ​​Programa Bolsa Família
  •  Programa Minha Casa, Minha Vida
  •  Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental
  •  Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI​
  •  Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais
  • Carteira do Idoso;
  • Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
  • Programa Brasil Carinhoso;
  • Programa de Cisternas;
  • Telefone Popular;
  • Carta Social;
  • Pro Jovem Adolescente;
  • Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Passe Livre para pessoas com deficiência;
  • Isenção de Taxas em Concursos Públicos.

Os Estados e municípios também utilizam os dados do Cadastro Único como base para seus programas sociais.​