Inicio Desenvolvimento Social Secretaria de Desenvolvimento Social investe em qualificação profissional promovendo cursos gratuitos de informática para jovens

Desenvolvimento Social

Mais quinze jovens iniciaram esse mês o curso gratuito de Informática. As aulas acontecem na sede da Casa da Juventude, no Bairro Bom Jesus. A equipe do CRAS acompanha os estudantes durante todo o percurso, desde a articulação e mobilização até o monitoramento da freqüência nas aulas e a inserção no mundo de trabalho, além de garantir o lanche e o fardamento desses jovens. Através de cursos gratuitos de formação e qualificação profissional, o CRAS objetiva ampliar as oportunidades de emprego, como forma de buscar a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social.

O público prioritário dos cursos são os jovens de 15 a 25 anos que estejam preferencialmente inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais – sistema do Governo Federal que contém informações sobre as famílias brasileiras de baixa renda. De acordo com o Coordenador do CRAS, Roberto Nunes, muitos jovens foram encaminhados pelas assistentes sociais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), após a análise dos perfis e entrevistas individuais.

“O mundo do trabalho é extremamente seletivo e esses jovens não podem perder essa oportunidade. Tenho certeza que o curso vai promover um impacto muito grande na vida deles. Esse curso serve justamente para orientá-los para que possam dar o pontapé inicial”, afirmou Paula Xavier, Gestora de Desenvolvimento Social.

A carga horária total é de 160 horas/aula e cada módulo tem duração de três meses. As aulas serão ministradas às segundas, terças e quartas-feiras das 18:00 h às 20:30 h.

De acordo com o professor João Lucivaldo, o curso muda a postura desses jovens para que sejam aproveitados no mercado de trabalho.

Conforme foto abaixo, dia 28 de agosto mais 12 jovens concluíram o Curso básico de introdução a informática ( digitação, Windows, Word, Excel, Power Point) como também o módulo avançado (história dos micros, nomenclatura de peças, principais defeitos, montagem assistida, configuração do sistema operacional).