Inicio Desenvolvimento Social Secretaria de Desenvolvimento Social promove qualificação profissional através de curso gratuito de informática para jovens

Desenvolvimento Social

Quinze jovens concluíram neste mês de agosto o curso gratuito de Informática. É importante destacar que as aulas ofertadas não são pagas, e visam à inserção dos alunos no mercado de trabalho. As aulas acontecem na sede da Casa da Juventude, no Bairro Bom Jesus. A carga horária total é de 180 horas e cada módulo tem duração de três meses. As aulas são ministradas nas segundas, terças e quintas-feiras das 18h30 às 20h30.

A equipe do CRAS acompanha os estudantes durante todo o percurso, desde a articulação e mobilização até o monitoramento da frequência nas aulas e a inserção no mundo de trabalho, além de garantir o lanche desses estudantes.

Através de cursos gratuitos de formação e qualificação profissional, o CRAS tem como objetivo ampliar as oportunidades de emprego das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, como forma de buscar a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social. O público prioritário dos cursos são os jovens de 15 a 25 anos que estejam preferencialmente inscritos no Cadastro Único.

O CRAS tem como meta o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, oferecendo serviços a grupos de crianças, adolescentes e idosos, que integrem o chamado público prioritário. Também temos o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), para aquelas pessoas que precisam de um atendimento mais individualizado.