Secretaria Municipal de Agricultura vai desenvolver “Sítio Modelo” para ajudar agricultores no plantio de mudas nativas e frutíferas

publicado: 09/03/2017 17h31,
última modificação: 09/03/2017 18h43

A Prefeitura Municipal de Triunfo, através da Secretaria de Agricultura, iniciou o projeto ‘Sítio Modelo’ de extensão agrícola sustentável, que visa ajudar e auxiliar os agricultores no plantio de mudas nativas e frutíferas, por meio de novas técnicas e tecnologias.

O terreno onde serão realizadas as atividades agriculturáveis encontra-se em processo de locação e negociação com a Cooperativa Agropecuária de Triunfo (Catril) – fundada em 1932 – tendo o objetivo de desenvolver atividades de apoio à agricultura e pecuária.

De acordo com o secretário de agricultura, Romério Pereira Lima, a cooperativa está desativada, no entanto, possui espaço para o desenvolvimento do Sítio Modelo –“Nesse terreno vamos implantar um viveiro de mudas frutíferas e nativas, além de montar uma sementeira de cana-de-açúcar e palma, que servirão para alimentar os animais, como também, resgatar o plantio de cana-de-açúcar com a distribuição de sementes para os agricultores plantarem”, explica.

A iniciativa da Secretaria vai ajudar a promover a agricultura familiar no município, através de experimentos com sementes – “Pretendemos iniciar alguns testes com sementes de macaxeira, canteiros econômicos, e áreas de fruticultura, para que possamos ter um sítio modelo que sirva para os agricultores aprenderem a desenvolver também na zona rural”, complementa Romério Pereira.

O projeto do Sítio Modelo também vai ajudar no ensino agrícola, servindo de estágio para alunos do ensino profissionalizante, técnico e universitário – assim como, o fortalecimento do turismo rural na cidade.

DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS

A Secretaria de Agricultura pretende adquirir, ainda, neste ano, cerca de 7,4 mil mudas frutíferas e nativas para distribuir aos agricultores. Além disso, as mudas também serão utilizadas para o reflorestamento dos perímetros urbanos e rurais – “Vamos adquirir essas mudas que servirão para a arborização do município e distribuição para os agricultores”, explica o gestor da pasta.

Segundo o secretário de agricultura, uma ficha cadastral deverá ser preenchida pelos agricultores que tem interesse de receber as mudas para plantio – que, em breve, estarão sendo distribuídas pelas 32 associações rurais do município. “A partir desta ficha serão selecionados os agricultores que irão receber essa primeira remessa, contudo, será feito rotativamente para atender a todos os agricultores”, concluiu.