Secretaria Municipal de Educação em ação durante a pandemia do COVID- 19

publicado: 14/04/2020 20h32,
última modificação: 14/04/2020 20h32

A Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de adotar medidas que minimizem as perdas dos estudantes com a suspensão de atividades nos prédios escolares, conforme determinou Decreto Nº 017 de 20/03/2020, articulou junto a Gerência Pedagógica, Coordenação, Gestão Escolar e Professores (as) a implementação de algumas atividades (sugestões) para encaminhar aos estudantes, objetivando a realização, de forma não obrigatória, mas, com a finalidade de manter a interação entre escola, professores e alunos. Salientamos que ainda não foi definido se tais atividades serão computadas para as 800 h/a, no entanto há discussões constantes nesse sentido.

São encaminhadas sugestões diárias de atividades seguindo um cronograma que versa sobre as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Matemática, Ciências, Inglês, História e Geografia. Ressaltamos que professores (as) apresentam as atividades às coordenadoras pedagógicas para observação, análise e
orientação e somente após isso, é que são enviadas aos alunos.

Importante lembrar ainda que os Anos Iniciais e Educação Infantil também recebem as atividades e orientação, mas, para estes, as atividades serão mais lúdicas e simples como: contaçao de histórias, produção oral, pinturas… Já para os Anos Finais há uma maior concentração em leitura, produção e cálculos, desafios matemáticos e outros,
além de produzir o Trabalho de Conclusão do Fundamental – TCF.

Para a execução de tudo isso, estamos usando as seguintes ferramentas: Whatsapp, YouTube, e-mails, ligações de celular, Plataforma do GOOGLE-Classroom, entre outras. Cada coordenadora acompanha uma modalidade: Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais. Ao final da semana tudo fica registrado em portfólio, professores/as, estudantes, gestores/as e coordenadoras e a Secretaria de Educação, por sua vez, acompanha tudo através dos relatórios. O registro informa quem teve acesso às atividades e quem não. Para os estudantes ainda não conectados estamos planejando estratégias de atendimento.

Frisamos ainda que a União de Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME vem realizando semanalmente vídeos-conferência para orientação dos municípios, contudo as dúvidas, insegurança e angústia permanecem.
Diante do exposto podemos afirmar que professores (as) são grandes heróis, pois realizam tudo isso com seus equipamentos, conhecimentos e estudos. Continuamos pedindo a colaboração de toda a equipe (professoras, professores, gestoras, gestores, coordenadoras pedagógicas e equipe multiprofissional) para assim mantermos nossos alunos ativos.