Secretaria Municipal de Saúde realiza Dia D de Vacinação Antirrábica neste sábado

publicado: 27/05/2017 22h57,
última modificação: 27/05/2017 22h57

A Prefeitura Municipal de Triunfo, através da Secretaria de Saúde, realizará neste sábado, dia 27 de maio, o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica, para cães e gatos.

A Campanha tem por objetivo estabelecer uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina do município.

De acordo com a Secretaria de Saúde, serão disponibilizados sete pontos de imunização, distribuídos pela sede administrativa e distrital da cidade.

Os donos de cães e gatos devem dirigir-se a uma das unidades abaixo, no horário de 8h às 17h, para que os animais recebam a vacinação. Confira os pontos de vacina:

• PSF I (Rua do Fiado)
  • PSF II (Distrito de Canaã)
  • PSF III (Distrito de Jericó)
  • PSF IV (Encruzilhada)
  • PSF VI (Santo Antônio)
  • CRAS (Alto da Boa Vista)
  • Sala de Vacinação

DOENÇA DA RAIVA

A raiva é uma doença viral prevenível de mamíferos, que geralmente é transmitida através da mordida de um animal infectado. O vírus da raiva infecta o sistema nervoso central, causando encefalopatia e morte. Os primeiros sintomas da raiva em humanos não são específicos e consiste em febre, dor de cabeça e mal-estar geral. À medida que a doença progride, os sintomas neurológicos aparecem e podem incluir insônia, ansiedade, confusão, paralisia, excitação, alucinação, agitação, hiper-salivação, dificuldade de engolir e hidrofobia (medo da água). A morte ocorre dentro de dias após o aparecimento dos sintomas neurológicos como a hidrofobia.