Com a proximidade do Carnaval 2025, a Prefeitura de Triunfo reforça as orientações do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) para a regularização de eventos e estruturas temporárias. O objetivo é garantir a segurança de foliões, trabalhadores e organizadores durante os festejos.
Prazos e procedimentos obrigatórios
Os responsáveis por palcos, camarotes, tablados e demais estruturas temporárias devem solicitar a análise de projetos contra incêndio e pânico (PCIP), se necessário, e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) por meio do site oficial www.bombeiros.pe.gov.br. O pedido deve ser feito com pelo menos 10 dias de antecedência da efetiva utilização da estrutura.
Já as prefeituras e demais organizadores de eventos precisam garantir que as estruturas estejam montadas e aptas para vistoria com no mínimo 48 horas de antecedência ao início da festividade. Esse prazo é essencial para que o CBMPE realize as inspeções necessárias e libere a utilização dos espaços.
Segurança como prioridade
A vistoria do Corpo de Bombeiros verifica aspectos como capacidade estrutural, rotas de evacuação, instalação de extintores, sinalização de emergência e demais medidas de prevenção e combate a incêndios. Eventos que não atenderem às exigências poderão ser notificados ou até interditados, colocando em risco a realização das festividades.
A Prefeitura de Triunfo ressalta que a segurança do Carnaval é uma responsabilidade coletiva. Organizadores e empresas que alugam estruturas devem se antecipar para evitar problemas e garantir um evento tranquilo e seguro para todos.
Para mais informações e solicitações de regularização, acesse: www.bombeiros.pe.gov.br.
Orientações gerais aqui