Triunfo inicia programação natalina no dia 7 de dezembro

publicado: 08/11/2019 17h23,
última modificação: 08/11/2019 17h28

Um dos destinos mais procurados para turistas e moradores que querem vivenciar as festividades de final de ano, Triunfo se prepara para nova edição de seu calendário de Natal. Com expectativa de receber 5 mil pessoas, e tendo como tema “Janelas de Triunfo”, a Prefeitura Municipal, o Sesc Pernambuco e o Governo de Pernambuco, via Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, vão abrir a programação gratuita no dia 7 de dezembro.

 

Com atividades voltadas para públicos de todas as idades, o Natal de Triunfo vai acontecer até 6 de janeiro de 2020, com o tradicional rito da Queima da Lapinha. Durante o período, pastoris, corais, espetáculos teatrais, exposições, bacamarteiros, entre outros, vão comandar a festa em diversos lugares da cidade. “É um momento importante, não apenas pelo simbolismo, mas pelo fortalecimento da cultura local e pelo estímulo de vivenciar os espaços da cidade com atrações de qualidade”, fala o diretor regional do Sesc em Pernambuco, José Oswaldo Ramos.

 

A abertura do ciclo natalino acontece na noite do sábado (07/12), às 19h45, no Theatro Cinema Guarany. Lá, o Concertos de Dezembro, com Orquestra Isaías Limas, George Magno e Cidinha e Zé Marques vão iniciar a programação. Às 22h30, os Seresteiros de Triunfo conduzirão o público em cortejo pelas ruas da cidade. No dia seguinte, os triunfenses e visitantes poderão apreciar o “Corredor Cultural da Matriz à Casa dos Caretas – De Janelas Abertas”, com várias apresentações artistas iniciadas em frente à Casa do Careta até a Cachaçaria e em frente à Igreja Matriz.

 

Um dos destaques da programação é o show do cantor Moacyr Franco, no dia 14 de dezembro, às 22h, no Theatro Cinema Guarany, que recebe antes, às 20h a Banda Forró do Candeeiro com Igor Alves, Fátima Barros e Thiago Alexandre. No final de semana que antecede o Natal, a programação terá teatro, música e manifestações populares. No sábado (21/12), como parte do projeto Teatro em Dezembro, será apresentado às 16h, no Hotel do Sesc Triunfo, o espetáculo “Tempo de Flor”, do Grupo de Teatro Pé de Vento (Sesc Arcoverde). Às 20h, no Theatro Cinema Guarany, haverá apresentação do Coral Vozes do Guarany (Triunfo). Ainda no Theatro, o público poderá conferir às 21h a Banda Edição Extra (Triunfo) e convidados: Jéssica Caitano (Triunfo) e Allan Souza (Triunfo). Logo depois, será a vez do Triunfando no Choro (Triunfo).

 

Domingo (22/12), às 16h, o Grupo de Teatro Pé de Vento (Sesc Arcoverde), volta a a apresentar o espetáculo “Tempo de Flor”, desta vez no Pátio de Eventos. Às 17h, no Letreiro de Triunfo (ao lado da base do Teleférico do Sesc), os Bacamarteiros de Sítio Serrinha (Triunfo) se apresentarão.  A programação terá continuidade a partir das 20h na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, com a Quadrilha Estilar (Triunfo), Quadrilha junina Sem Limite (Serra Talhada) e Cavalo Marinho Sertão Afora (Arcoverde). A programação da segunda-feira (23/12) será no Pátio de Eventos, com o Arte na Praça. Às 19h30 o Coral da Melhor Idade (Triunfo) apresentará um repertório natalino. Em seguida, o público vai conferir apresentações do Grupo Xaxado Os Cabras de Lampião (Serra Talhada) , do Pastoril Viver (Sesc Goiana) e Temas dos Musicais da Broadway, Classe de Canto (Sesc Santo Amaro).

 

No dia 24/12, a programação terá início, às 16h, no Hotel Sesc Triunfo. É o Concerto Sertanejo, comandado por Leandro Vaz, Macvany Oliveira e Erlane Franciele. Em seguida, às 18h, acontece a Hora do Ângelus com Quinteto Metal Nobre, Igor Alves e outros convidados.  Às 20h, no Theatro Cinema Guarany, o Coral Vozes do Guarany vai apresentar repertório com as clássicas canções da época. Quem encerra a noite da véspera natalina é a Orquestra de Sopros, Percussão e Poesia, com o Maestro Cacá Malaquias.

 

No dia 25, a programação acontecerá no mesmo equipamento cultural e mais cedo, às 16h. É uma das atividades mais esperadas da cidade, que acompanha o já tradicional Cortejo de Papai Noel. O percurso sairá do Theatro Cinema Guarany em direção ao Pátio da Igreja da Matriz e terá a participação dos grupos os Caretas, Maracatu Ilê-Omin, Quadrilha Sem Limite, Pastoril Triunfo, Boi Maracatu, Cavalhada Tamboril, Quadrilha Estilar, Urso Mimoso e Cambindas. Às 20h a festa volta para o Theatro Cinema Guarany, que receberá a apresentação do Coral Vozes de Guarany. Em seguida, a Orquestra de Sopros, Percussão e Poesia, com o Maestro Cacá Malaquias, encerrará a programação.

 

Até o dia 6 de janeiro a programação natalina continua em Triunfo, quando será encerrada com a Queima da Lapinha. Ao término da missa do Dia de Reis, um cortejo com grupos artísticos tomará as ruas da cidade, partindo da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores para a Igreja do Rosário, com a participação do Pastoril Viver de Goiana, Maracatu de Baque Solto e Orquestra Isaias Lima. A programação completa, que pode sofrer alterações, está disponível no site do Sesc Pernambuco (www.sescpe.org.br).

 

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 21 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo, e o Centro de Produção Cultural e Negócios do Sesc, em Garanhuns. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

 

Programação

2 a 7/12 – segunda-feira a sábado

Vivências artísticas: Memória Gráfica – Entre Janelas, Ladrilhos e Afetos.

Lugares de Memória: Caminhos Afetivos, por Rodrigo Aquino (Triunfo)

Horários diversos | Locais: Territórios Urbanos

 

2 a 7/12 – segunda-feira a sábado

Vivências artísticas: Lugares Criativos – Poéticas das Janelas, intervenções artísticas, com lambe-lambe, grafitagem, entre outras técnicas, com Tárcio Russo (Recife).

Horários diversos | Locais: Territórios Urbanos

 

7/12 – sábado

19h45 – “Abertura do Natal Triunfo 2019”

Local: Janelas e pátio do Theatro Cinema Guarany

20h – Concertos de Dezembro, com Orquestra Isaias Lima (Triunfo) e Convidados: George Magno (Triunfo), Cidinha e Zé Marques (Triunfo).

22h30 – Apresentação dos Seresteiros de Triunfo (Triunfo) com cortejo pelas ruas da cidade

 

8/12 – domingo

19h – De Janelas Abertas – Corredor Cultural da Igreja Matriz à Casa dos Caretas, com a participação da Orquestra Sinfônica de Carnaíba (Carnaíba)

Momento em que vários artistas estarão concentrados, usando o conceito de arte de rua, e a população participando, com as janelas abertas

 

Domingos na Matriz

20h – Cambindas (Triunfo), Banda Marcial Lar 101 (Triunfo), Banda de Pífanos de Jericó (Triunfo) e espetáculo musical “Sertão: Vida, Solo e Flor”, com Elis Almeida (Triunfo)

Local: Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores

21h – Inauguração do Presépio da Fábrica de Criação Popular | Local: Praça Dr. Arthur Viana

 

21h – Abertura simultânea da Exposição Relembranças – Dossiê Memorialístico do Natal Triunfo

A mostra traz um dossiê do Natal de Triunfo durante os 13 anos da ação na cidade, com retratos de personalidades e de personagens locais | Locais: Casa dos Caretas e Igreja do Rosário

 

12/12 – quinta-feira

19h – Exposição Memórias do Povo, Poéticas da Terra, por Liz Santos | Local: Estação Teleférico

 

Teatro em Dezembro

20h – Espetáculo: Um Minuto para Dizer que Te Amo, Grupo Matraca de Teatro, (Sesc Piedade-Jaboatão dos Guararapes) | Local: Theatro Cinema Guarany

 

 

13/12 – sexta-feira

18h30 – Exposição Relembranças – Dossiê Memorialístico do Natal Triunfo

Local: Capela de Nossa Senhora do Rosário (Bairro da Encruzilhada)

Arte de Rua

Local: Em frente à Capela do Rosário (Bairro da Encruzilhada)

19h – Apresentação do Grupo de Choro Infantil (Sesc Santo Amaro)

20h – Boi Arcoverde (Arcoverde)

 

14/12 – sábado

17h30 – Bacamarteiros do Sítio Serrinha (Triunfo)

Local: Letreiro da Cidade (ao lado da Base do Teleférico do Sesc)

Concertos de Dezembro

20h – Banda Forró do Candeeiro (Arcoverde) e convidados: Igor Alves (Triunfo), Fátima Barros (Triunfo), Thiago Alexandre (Triunfo)

22h – Moacir Franco

Local: Theatro Cinema Guarany (janelas e pátio)

 

15/12  – domingo

Teatro em Dezembro

16h – Espetáculo Criando Peixe no Bolso, Grupo Mundaú de Teatro (Sesc Garanhuns).

Local: Theatro Cinema Guarany

 

Domingo na Matriz

20h – Grupo de Xaxado do Lar Santa Elizabeth (Triunfo), Coco das Águas Claras (comunidade quilombola em Triunfo), Grupo Harmonia de Flautas (Sesc Garanhuns), Balé Popular Herdeiros do Sertão, espetáculo musical “O Tesouro do Nordeste: o Vale do Pajeú” (Tabira).

Local: Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores

 

19/12 – quinta-feira

19h: Apresentação e Instalação Literária Nos Rastros das Serpentes: Entre Causas e Causos Triunfenses, pelo Engenho Literário – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Literatura (Sesc Triunfo)

Local: Igreja São Luiz Gonzaga, Lago João Barbosa Sitônio e outros territórios urbanos possíveis

 

20/12 – sexta-feira

16h: Exposição Das Reminiscências Franciscanas: O Legado do Convento São Boaventura (Triunfo)

Local: Convento São Boaventura

 

20h – Coral da Melhor Idade – Ação Social (Triunfo)

Local: Theatro Cinema Guarany

 

21/12 – sábado

Teatro em Dezembro

16h – Espetáculo Tempo de Flor, Grupo de Teatro Pé de Vento (Sesc Arcoverde)

Local: Hotel Sesc Triunfo.

 

20h – Coral Vozes do Guarany (Triunfo)

Local: Theatro Cinema Guarany (janelas e área externa)

 

Concertos de Dezembro

21h – Banda Edição Extra (Triunfo) e convidados: Jéssica Caitano (Triunfo) e Allan Souza (Triunfo)

21h30 – Triunfando no Choro (Triunfo)

 

22/12 – domingo

Teatro em Dezembro

16h – Espetáculo Tempo de Flor, Grupo de Teatro Pé de Vento (Sesc Arcoverde)

Local: Pátio de Eventos.

 

17h – Bacamarteiros de Sítio Serrinha (Triunfo)

Local: Letreiro de Triunfo (ao lado da base do Teleférico do Sesc)

 

Domingo na Matriz

20h – Quadrilha Estilar (Triunfo)

20h30 – Quadrilha junina Sem Limite (Serra Talhada)

21h – Cavalo Marinho Sertão Afora (Arcoverde)

Local: Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores

 

23/12 – segunda-feira

Arte na Praça

19h30 – Coral da Melhor Idade (Triunfo)

20h30 – Grupo Xaxado Os Cabras de Lampião (Serra Talhada)

21h30 – Pastoril Viver (Sesc Goiana).

22h30 – Temas dos Musicais da Broadway, Classe de Canto (Sesc Santo Amaro)

Local: Pátio de Eventos

 

24/12 – terça-feira

16h – Concerto Sertanejo, com Leandro Vaz, Macvany Oliveira e Erlane Franciele (Arcoverde)

Local: Hotel Sesc Triunfo – Jardins

 

18h – Hora do Ângelus, com Quinteto Metal Nobre (Arcoverde), Igor Alves (Triunfo) e convidados

Local: Hotel Sesc Triunfo

 

20h – Coral vozes do Guarany (Triunfo)

Local: Theatro Cinema Guarany (janelas)

 

21h – Orquestra de Sopros, Percussão e Poesia (Tabira), com o Maestro Cacá Malaquias

Local: Theatro Cinema Guarany (janelas)

 

25/12 – quarta-feira

Cortejo de Papai Noel

16h – Recepção a Papai Noel com os Caretas (Triunfo), Maracatu Ilê-Omin (Serra Talhada), Quadrilha Sem Limite (Serra Talhada), Pastoril Triunfo (Triunfo), Boi maracatu (Arcoverde), Cavalhada Tamboril (Arcoverde), Quadrilha Estilar (Triunfo), Urso Mimoso (Arcoverde), Cambindas (Triunfo).

Local: Concentração e saída do Theatro Cinema Guarany em direção ao pátio da Igreja Matriz

 

Concerto de Natal

20h – Orquestra Metal Nobre (Arcoverde) e convidados

21h – Pastoril Triunfo (Triunfo)

Local: Theatro Cinema Guarany (janelas e área externa)

 

26/12 – quinta-feira

19h – Noite do Sesc na Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores – Maria Mãe Natureza -–A Natureza e suas Dores. Participação da Orquestra Metal Nobre (Arcoverde) e convidados

Local: Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores

 

28/12 – sábado

(A confirmar)

 

6/1/2020 – segunda-feira | Local: Cortejo pelas ruas da cidade e Pátio da Igreja do Rosário

20h – Queima da Lapinha

Pastoril Viver (Sesc Goiana), Maracatu de Baque Solto Cambinda Dourada (Camaragibe), Orquestra Isaias Lima (Triunfo)

 

 

Serviço – Natal Triunfo

De 7 de dezembro de 2019 até 6 de janeiro de 2020

Gratuito

Programação completa: www.sescpe.org.br

Informações: (87) 3846-1341