A Prefeitura Municipal de Triunfo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Conselho Municipal de Assistência Social, adere ao programa ‘Criança Feliz’, do Governo Federal, em fevereiro deste ano.
O programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) foi lançado em outubro do ano passado e tem como objetivo fortalecer as políticas públicas para a primeira infância e promover o desenvolvimento infantil em parceria com Estados e Municípios.
O programa aderido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social priorizará gestantes e crianças de até três anos de idade beneficiárias do Programa Bolsa Família, além de crianças de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada e as afastadas do convívio familiar por medida protetiva (crianças obrigadas).
As famílias da zona urbana e rural serão acompanhadas por profissionais capacitados, que farão visitas domiciliares periódicas. Além disso, o ‘Criança Feliz’ integrará ações coordenadas em várias áreas, como saúde, assistência social, educação, justiça e cultura.
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Paula Xavier, o programa é uma importante ferramenta para que as famílias com crianças de até seis anos possam ter o seu desenvolvimento de forma integral – “Cuidar, proteger, estimular e brincar são os maiores investimentos que podem ser feitos no início da vida”, sublinha.
De acordo com a secretária, os próximos passos para a implantação do programa serão a capacitação das equipes que farão as visitas, o levantamento das famílias por meio do Cadastro Único e o desenvolvimento de um plano de ação nas áreas dos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. A meta é prestar atendimento a 100 famílias em Triunfo nos próximos meses.
Para participar do programa, é necessário que as famílias mantenham os dados do Cadastro Único atualizados.