O vice-prefeito de Triunfo, Daniel Antas, representou o município na XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), e participou ativamente da Sala Temática que discutiu um dos temas mais sensíveis da gestão municipal no Brasil: o déficit de recursos oriundos da União para a manutenção dos programas federais nas cidades brasileiras.
Durante o debate, realizado nesta quarta-feira (18), em Brasília, Daniel Antas destacou a realidade enfrentada por municípios de pequeno e médio porte, que têm assumido responsabilidades crescentes na execução de programas federais, como por exemplo Sistema Único de Saúde (SUS) que envia menos de 35 mil reais mensais para viabilizar funcionamento do hospital, sendo que o gasto real ultrapassa, atualmente, a casa dos 500 mil reais por mês e sem a devida contrapartida orçamentária por parte do governo federal.
“Os municípios são a ponta onde as políticas públicas de fato acontecem, mas o financiamento dessas ações tem sido cada vez mais desequilibrado. É urgente que haja uma revisão na pactuação federativa, para que as cidades não continuem arcando com despesas que não conseguem suportar”, afirmou o vice-prefeito.
A Marcha dos Prefeitos é o maior evento municipalista da América Latina e, em sua 26ª edição, reúne milhares de gestores públicos de todo o país em busca de diálogo com os Poderes da República e soluções efetivas para os desafios locais. O encontro também promove a troca de experiências e estratégias que visam fortalecer a autonomia municipal.
A presença de Triunfo na Marcha reforça o compromisso da gestão do prefeito Luciano Bonfim em manter o município inserido nas discussões nacionais e atento às oportunidades de defesa dos interesses da população.
Ao final da atividade, Daniel Antas reiterou que levará ao prefeito e à equipe técnica da Prefeitura os encaminhamentos da Sala Temática e novas estratégias que possam fortalecer a busca por mais justiça fiscal e repasses condizentes com a realidade das cidades.